O Pix trouxe agilidade e praticidade para as transações financeiras, porém, abriu uma janela de oportunidade para criminosos que buscam aplicar golpes. Um deles, o “Urubu do Pix”, tem como objetivo enganar pessoas oferecendo uma maneira rápida e fácil de obter lucros. Geralmente, a imagem de um urubu é utilizada ao lado de uma tabela que mostra valores de supostos investimentos com promessas de altos retornos financeiros.
A estratégia busca convencer as vítimas de que, ao enviar a quantia indicada em dinheiro, elas receberão um retorno imediato de até 1000%. No intuito de ludibriar os seguidores, os responsáveis pela fraude costumam utilizar redes sociais populares, como Instagram, Twitter e TikTok. Na maioria dos casos, as vítimas do golpe são persuadidas com a promessa de ganhar dinheiro de forma fácil, ou porque a fraude foi compartilhada por pessoas que elas conhecem.
A segunda situação ocorre quando os cibercriminosos conseguem hackear diferentes contas nas redes sociais. Para dar início ao caminho fraudulento, basta clicar no link disponibilizado na publicação e iniciar uma conversa via WhatsApp, onde será fornecida a chave do Pix, a fim de que a transferência seja realizada. No entanto, após a conclusão do procedimento, o dinheiro “investido” jamais retorna à vítima.
Se você foi vítima do golpe do Urubu do Pix, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência. Há, também, a possibilidade de tentar reaver o dinheiro, utilizando uma ferramenta disponibilizada pelo Banco Central chamada Mecanismo Especial de Devolução (MED), projetada para auxiliar vítimas de fraudes relacionadas ao Pix. Para utiliza-la é necessário apresentar uma solicitação de devolução ao seu banco, dentro de um prazo máximo de 80 dias, a partir da data em que a transação do Pix foi realizada. A partir daí, o Banco Central conduzirá uma análise minuciosa do caso para determinar se de fato ocorreu uma fraude.
Em caso de constatação, os recursos recebidos por meio do Pix serão bloqueados na conta do beneficiário. De acordo com o Banco Central, o processo de análise é concluído em até 7 dias; em sendo confirmada a fraude, a vítima receberá o valor em até 96 horas, caso contrário, os recursos serão desbloqueados para o destinatário.
